quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Rafael Dias participa do Festival Descontorno Cultural com shows nos  Centros Culturais Alto Vera Cruz e São Geraldo


Crédito: Ed Paca
Crédito: Ed Paca

Evento acontece no dia 15 de agosto com entrada franca

O cantor e compositor mineiro Rafael Dias confirmou a participação no Festival Descontorno Cultural. No sábado, dia 15 de agosto, o artista faz dois shows em Centros Culturais de Belo Horizonte. O primeiro, às 11h, será no Centro Cultural São Geraldo (Av. Silvia Alvarenga, 548, São Geraldo). No mesmo dia, às 20h, ele sobe ao palco do Centro Cultural Alto Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria, 1577 - Alto Vera Cruz, Belo Horizonte).

Em show, o artista propõe um rico set list, composto por canções autorais e experimentações, mesclando sons latinos, africanos, americanos, europeus e também brasileiros.No palco ele é acompanhado por profissionais respeitados e reconhecidos no cenário musical, como Léo Pires (bateria), Gilles Villeneuve (baixo) e Ernane Jr (guitarra). Todos eles possuem experiência de mais de 10 anos de trabalho e já acompanharam grandes nomes da música popular brasileira.

Apesar de jovem Rafael é um artista de personalidade forte e tem características marcantes em sua música, reflexo da realidade em que viveu. Com dois CDs lançados, “Identity” e “Indelével”, o músico realiza pesquisas e experimentações em seu trabalho, buscando influências musicais de diferentes culturas, mesclando sons latinos, africanos, americanos, europeus e brasileiros. O artista, em seu novo show, propõe um rico repertório, composto por canções autorais além de releituras da MPB e World Music.

Carreira
Rafael Dias iniciou sua carreira no bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte. Sua forte atuação em projetos sociais reflete nas composições, com letras que valorizam as realidades sociais, a ancestralidade e a cultura do nosso povo. Com diversas viagens pelo Brasil e o mundo, o músico agregou conhecimentos de outros instrumentos e outros ritmos ao seu “fazer artístico”. O artista destaca a passagem que fez pela Inglaterra como um momento decisivo para a sua carreira, pois teve contato com músicos africanos, com a música do caribe, o rock, perpassando por ritmos e idiomas distintos, incorporando outras referências musicais como reggae, rock, música latina e R&B, o que o permitiu somar mais ritmos e culturas ao seu trabalho.

Um dos momentos marcantes da carreira foi o convite para gravação do CD/DVD da banda ‘Playing for Change’, nas músicas ‘Get up stand up’ – Bob Marley e ‘Clandestino’ – Mano Chao, realizada em fevereiro de 2012. Este trabalho o projetou ainda mais internacionalmente.

Dias ainda foi Intérprete da música “Congo”, no CD Identidades, dirigido por Chico Amaral e também participou da trilha sonora do documentário francês “Copas in Bresil” e do CD “Coletânea” – NUC.

Serviço
Rafael Dias & Banda no Festival Descontorno Cultural
Data: 15 de agosto  (sábado)
Horários e locais:
11h – Centro Cultural São Geraldo - Av. Silvia Alvarenga, 548, São Geraldo
20h – Centro Cultural Alto Vera Cruz - Rua Padre Júlio Maria, 1577 - Alto Vera Cruz
Ingressos: Gratuito
Classificação etária: livre
Produção Executiva Rafael Dias: Fernanda Oliveira
Assessoria de Imprensa Rafael Dias: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com
Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com   – (31) 3077 0606 – (31) 8988 7616