quarta-feira, 24 de junho de 2015

Projeto Com Sertão: História do Homem Sertanejo anima as noites da UNI-BH - Estoril

cintia e bruna  - Crédito Ivamar Gomes1
A dupla Cíntia e Bruna  é uma das atrações da iniciativa

A vida e a cultura do homem sertanejo serão retratadas de 22 a 26 de junho, a partir das 20h, no UNI-BH, Campus Estoril (Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril - Belo Horizonte – MG) no Projeto Com Sertão: História do Homem Sertanejo, que conta com o patrocínio da TIM, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Durante os cinco dias, os alunos vão curtir os pocket shows de, Edson Netto, Raquel Lídia, Keyla Vilaça, Cíntia e Bruna, Márcio Jr. e Banda e também a apresentação da cantora infantil, Rúbia Mesquita. As apresentações acontecem no intervalo das aulas e além das atrações musicais, os alunos participarão de palestras sobre a etnomusicologia, memória e tradição, que terá a participação da professora de história, Cristina Soares Cabido, proporcionando ao público um espetáculo ao mesmo tempo interativo e instrutivo. O evento tem o apoio do UNI-BH e de seu DCE.

O projeto é voltado para a área musical, uma vez que sua finalidade é trazer ao palco de Belo Horizonte um evento com duração de cinco dias, apresentando grupos musicais que desenvolvem composições sobre a vida e a cultura do Homem Sertanejo em Minas Gerais, por meio de pesquisas sobre a tradição oral com viés acadêmico. E convidaremos mestres da tradição oral (Griôs), para interagir e descontrair o público presente, mediante a contação-de-causos. Ao longo dos shows haverá projeções de imagens sobre a figura “típica" de tal Homem, com o objetivo de retratar seus costumes, vestes, e, principalmente, sua produção cultural e forma de sustento. Tem como foco democratizar o acesso gratuito do público em geral a eventos de qualidade técnica; contribuir para o resgate e preservação da tradição oral, sobretudo, da música de raíz (sertaneja) produzida em Minas; promover o intercâmbio entre artistas e acadêmicos; fomentar a reflexão sobre o "homem sertanejo" em meio aos avanços tecnológicos da modernidade.

Keyla Vilaça – Um violão no cantinho da sala de casa. Foi assim que tudo começou. Keyla Vilaça, cantora, compositora, violonista dona de um jeito único, voz doce, sorriso cativante, logo alçou vôos mais altos. Em 2007/2008 foi finalista do programa Ídolos. A partir dali tendo tornado seu trabalho mais conhecido, apresentou-se em outros estados São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba. No ano de 2012 integrando a dupla "Bruna e Keyla" venceu o quadro "Mulheres que Brilham" do Programa Raul Gil, a dupla assinou com uma gravadora multinacional e no ano de 2013 estourou em todo Brasil nas paradas de sucesso com a canção "Vem me Completar". No ar com projeto "Keyla Vilaça Sessions" voltado para o público na internet apresenta releituras de canções consagradas e inclui também canções inéditas. Toda semana um novo vídeo e uma interpretação única!

Rúbia Mesquita - Há mais de quinze anos, Rúbia Mesquita convive com crianças. Sejam as pequeninas ou quem ainda guarda o espírito de alegria no coração e sabe a importância de boas gargalhadas para um ambiente de trabalho saudável.Rúbia Rezende Mesquita nasceu em Lagoa da Prata, MG no dia 18 de outubro. Cresceu ouvindo histórias dos seus pais. Filha de educadora e de um mágico contador de histórias. O resultado não podia ser diferente!Rúbia é educadora e contadora de histórias. Fez magistério, foi professora de educação infantil, graduou-se em Artes Cênicas, especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia. No ano de 2012, lançou seu primeiro CD infantil “É Brincadeira” com composições de grandes compositores mineiros: Paulinho Pedra Azul, Sérgio Pererê, Fernando Muzzi, Bruno Lopes, Leri Faria, Denise Ursine e Marina Castro Assis e da própria artista.

Raquel Lídia - A cantora Raquel Lídia nasceu na cidade mineira de Cedro do Abaeté e traz consigo as raízes sertanejas desde criança.  Seu avô e seu tio são sanfoneiros e passaram para ela os encantos da música sertaneja ainda na sua infância, aprendizado que se tornou seu trabalho e que ela se orgulha imensamente. O seu show traz uma “mistura” contagiante do bom e velho sertanejo de raiz com o novo sertanejo universitário. Atualmente ela se se apresenta em casas de shows de Belo Horizonte e no interior de Minas, levando suas raízes e agitando o público com seu astral ímpar.

Cintia e Bruna - Cíntia Fonseca e Bruna Braga são mineiras, sendo Cíntia natural de Itaúna e Bruna de Belo Horizonte. Desde crianças as cantoras sempre tiveram a música como maior paixão. Se conheceram em 2011, quando Bruna, na época era parceira de Keyla Vilaça, na dupla Bruna e Keyla. Desse encontro surgiu carinho especial e uma admiração mútua. No final de 2014 a dupla Bruna e Keyla acabou e Bruna muito fã do trabalho de Cíntia, decidiu convidá-la a formar a dupla Cíntia e Bruna. O amor pela música sertaneja foi o fator decisivo para ambas decidirem trilhar unidas um novo caminho.

Márcio Jr e Banda - Com dois anos de formação Márcio Júnior & Banda nasceu em Betim e vem conquistando a todos por onde passa. Trabalhando com o sertanejo universitário que hoje é sucesso garantido em todo lugar e agrada a todas as idades, o Hit “com o copo na mão” Conquistou a juventude baladeira que aprovou a primeira musica do grupo. Criando sua própria identidade e com um publico fiel. Apesar de jovem, o grupo vem se destacando por realizar trabalhos em casas como Caipirão do Lapinha ( Betim ) e café com arte ( Betim ) e diversos bares da região. Apresentou-se profissionalmente pela primeira vez em 2006 com um amigo de faculdade, onde tocaram em algumas vinhadas, calouradas e outras festas universitárias. No ano de 2012 incentivado por um grande amigo, Márcio Júnior, retornou aos palcos com os músicos Lucas Cainã (violão, viola e guitarra), Marco Túlio (Baixo) pouco tempo depois conheceram Júlio César (sanfona).

Cristina Soares Cabido - É formada em história e pós-graduada em psicopedagogia. Atualmente trabalha com atendimento personalizado á domicílio ou em consultório. É também especialista em educação inclusiva e dá aulas também em faculdades de Belo Horizonte.

Serviço
Projeto Com Sertão: História do Homem Sertanejo
Data: 22 a 26 de junho (segunda à sexta-feira)
Horário: A partir das 20h
Local: UNI-BH - Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril - Belo Horizonte – MG
Entrada franca
Classificação: Livre
Programação:
22/06 – Márcio Jr. e banda
23/06 – Cíntia e Bruna
24/06 – Raquel Lídia
25/06 – Keyla Vilaça
26/06 – Rúbia Mesquita, Edson Netto e explicação de Cristina Cabido
Realização: Avisrara Produções
Informações ao público: 31 – 3292-8800
Assessoria de imprensa: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com
Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com  – (31) 3077 0606 – (31) 8855 1219