terça-feira, 21 de outubro de 2014

Tom Nascimento apresenta o show “Sois África” na Funarte MG

ISRAEL CAMPOS
O cantor e compositor mineiro Tom Nascimento apresentará o seu novo show “Sois África” no dia 26 de outubro (domingo), às 19h, na Funarte MG (Rua Januária, 130, Floresta).  No palco, além de Tom, estarão Johnny Herno na estética percussiva e canto a capela, Richard Neves nos teclados e Sérgio Danilo na percussão.

 “Sois África” é um espetáculo intimista em que Tom Nascimento apresenta, além das músicas autorais, versos, poemas e momentos de interação com o público. De acordo com o artista, o show se vale das várias possibilidades que a palavra arte dá. Passa pelo fazer artístico do músico observar, pesquisar, sentir e valorizar a herança africana em Minas Gerais e no Brasil. O artista mineiro desenvolveu o espetáculo baseado em sua oficina de nome “O olhar e o espelho”, que visa apresentar não uma definição, mas sim um olhar sobre a África que nos habita, abordando questões como consciência étnica, brasilidade pertencimento e afro-descendência.

Tom Nascimento
Nascido em Belo Horizonte, mas crescido em Santa Luzia, na região metropolitana, Tom Nascimento possui 18 anos de carreira dedicados à música, como cantor, instrumentista e compositor. Iniciado no violão erudito, ainda nos bares encantou-se pela música popular brasileira e, especificamente, pelos ritmos e canções de origem africana, que vão do samba aos ritmos nordestinos, e que na música de Tom Nascimento encontram-se com o rhythm'n'blues, reggae e outros estilos para compor um “afropop” à mineira.

No período de 2004 a 2006, o artista foi vocalista da banda Berimbrown, participando do primeiro DVD da banda e dos discos “Irmandade” e “ Berimbrown e os Mestres Negros da Música Brasileira”.Com a banda, o artista participou de três turnês pela Europa (Alemanha, Áustria e Suíça), e foi destaque na mídia nacional .
Seu estilo único lhe rendeu convites marcantes para a sua carreira, como dividir palcos e gravações com grandes mestres da música brasileira, a exemplo de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Chico César, Sandra de Sá, Gerson King Combo, dentre outros.

Em julho e agosto de 2008, Tom realizou a primeira turnê solo internacional pela Itália, com shows pelas cidades de San Remo, Bussana Vecchia, Bussana Mare e Vitimiglia. A composição “La Formica Teresa”, com letra em italiano e que mistura funk, salsa e ragga, teve vídeoclipe gravado durante o verão italiano. Ainda em 2008, o músico recebeu o Prêmio Mineiro de Música Independente e foi um dos artistas selecionados na primeira edição do programa Vozes do Morro.

Além disso, Tom é um dos artistas que compõe o time internacional do projeto Playing For Change. Ao lado do grupo, participou de diversas apresentações, com destaque ao show no Festival Planeta Brasil.

Em 2013, fez o show de abertura para o Jota Quest na reinauguração do estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Músicos no palco do show “Sois África”
Tom Nascimento
Violão percussivo, afro-beat box, loop station, performances, poema e canto

Johnny Herno
Estética percussiva e teatral, conceito de música visual, dança e canto a capela

Richard Neves
Tecladista, arranjador e produtor musical

Sérgio Danilo
Multi instrumentista e ganhador do prêmio BDMG instrumental 2014

Serviço:
Tom Nascimento  apresenta “Sois África” na Funarte MG
Data: 26 de  outubro (domingo)
Horário: 19h
Local:Funarte MG - Rua Januária, 130, Floresta
Ingressos:
R$ 10 (meia) – R$ 20 (inteira)
Classificacação: livre
Mais informações:www.tomnascimento.com.br
Assessoria de imprensa: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com
Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219