segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Grande final do Festival de Música Suburbandas conta com show de Tom Nascimento

Fotos da segunda etapa eliminatória - 20/09/2014 - Crédito: Heberton Lopes
Tom Nascimento apresenta show na grande final do Festival de Música Suburbandas

Após reunir centenas de pessoas em escolas de Lagoa Santa e escolher quatro músicas, festival promove a grande final na Praça da Bíblia; Tom Nascimento, o presidente do júri, apresenta show antes de anunciar os três primeiros colocados

Após dois finais de semana com muita música e mobilização popular em Lagoa Santa, o Festival de Música Suburbandas chega à grande final. No dia 27 de setembro (sábado), a partir das 19h, os jurados escolherão os três primeiros colocados. Mas antes de anunciar os vencedores, o músico Tom Nascimento, que preside o júri, sobe ao palco acompanhado por Johnny Herno para apresentar o show As reticências do Funk-se, Rock-se na Praça da Bíblia.
No último sábado (20), cerca de 500 pessoas estiveram presentes na Escola Municipal Alberto Santos Dumont durante a segunda etapa eliminatória do festival. Com uma grande mobilização de fãs, Victor Amanteá, com a banda Republicanna, apresentou a  música Pra se lembrar e foi a mais votada da noite. A segunda música escolhida  por meio de votação popular foi a Adoro Viajar, de Manoel Rodriguês, que tem o nome artístico de Wagner e integra dupla com o seu parceiro Ryan.
“Nós conseguimos o que queríamos e eu não imaginei que viria esse tanto de gente para torcer pela banda. Vamos entrar na final para destruir, no bom sentido. Se ganharmos, o prêmio será utilizado para ajudar a gravar o nosso primeiro CD”, conta Victor Amantéa, compositor da música Pra se lembrar  e vocalista da banda Republicanna, que mobilizou grande parte do público presente.
“Eu tenho minha turma que anda comigo, meus parentes e amigos e também mobilizei muita gente pelas redes sociais e conseguimos chegar até a final. E semana que vem para ganhar tem que ser bom mesmo pois não tem voto popular e são os jurados que decidem”, diz Manoel Rodriguês, compositor da música Adoro Viajar e integrante da dupla Ryan e Wagner.
A grande final do Festival de Música Suburbandas reunirá os quatro compositores escolhidos por meio de votação popular e contará com a presença de renomados profissionais da área artística e cultural como jurados. Leisles Gonçalves, compositora de Resposta para a Nação, Ruham Matusalém, autor de O Menino, Manoel Rodriguês, criador da canção Adoro Viajar e Victor Amantéa, compositor de Pra se lembrar, subirão ao palco montado na Praça da Bíblia no próximo sábado para concorrerem  aos prêmios de 1000 reais para o primeiro colocado, 500 reais para o segundo e 300 reais para o terceiro.
 Surpresa
Antes mesmo de iniciar o evento oficialmente, o público já curtia o trabalho dos compositores e músicos durante a passagem de som. Ana Carla Almeida, compositora da música João, ganhou elogios pela música e pela afinada voz. Mesmo não sendo classificada para a final, Ana Carla subiu ao palco novamente após a votação e interpretou sucessos da MPB.
A Republicanna, liderada por Victor Amantéa, apresentou um verdadeiro show de rock e fez o público levantar da cadeira e pular ao contagiante som da banda. O que ninguém esperava é a presença de Erick Bless, da família BlessED, que não foi classificado para a grande final, mas, totalmente de improviso, subiu ao palco com a banda Republicanna e apresentou uma mistura de rock com hip hop que arrancou aplausos e elogios de todos os presentes. “Cultura é essa união, é essa força toda. A cultura está viva em Lagoa Santa. A Ubrafa e o Instituto João Ayres estão de parabéns por movimentar a cidade desta forma”, diz Erick logo após descer do palco.
“Nós estamos muito felizes por realizar o Festival de Música Suburbandas aqui em Lagoa Santa. Esse é apenas o primeiro ano e em 2015 com certeza teremos outro grande festival. Agradeço a TIM e a Cemig pelo patrocínio, a Prefeitura de Lagoa Santa pelo apoio e toda a equipe do Instituto João Ayres e da Ubrafa pelo empenho”, fala Cristiane Fátima Saldanha, produtora do evento.
Realizado pela Ubrafa – União Brasileira de Favelas e pelo Instituto João Ayres, o Festival de Música Suburbandas é patrocinado pela TIM e pela Cemig e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.
Serviço:
Festival de Música Suburbandas em Lagoa Santa
Grande final com show de Tom Nascimento - 27/09/2014 (sábado) – 19h
Local: Praça da Bíblia
Músicas selecionadas para a grande final:
Resposta para a Nação, de Leisles Gonçalves, que sobe ao palco com a banda Adorar-t
O Menino, de Ruham Matusalém, que sobe ao palco com a banda Suburbanda
Adoro Viajar, de Manoel Rodriguês, que sobe ao palco como Wagner em dupla com Ryan
Pra se lembrar,  de Victor Amantéa, que sobe ao palco com a banda Republicanna
Entrada franca
Classificação livre
Realização: Ubrafa e Instituto João Ayres
Patrocínio: TIM e CEMIG
Apoio: Prefeitura Municipal de Lagoa Santa
Informações:www.ubrafa.org
Assessoria de Imprensa: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com
Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219