quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Rogério Lazur lança “Ouro & Prata” no Conservatório da UFMG


Crédito: Lc.Z. Frank
Crédito da foto: Lc.Z. Frank
Músico apresenta show de lançamento de seu primeiro disco no dia 1º  de setembro

Paulista de nascimento e mineiro de coração, o cantor e compositor Rogério Lazur se prepara para lançar o seu primeiro disco. No dia 1º de setembro (segunda-feira), às 20h, acompanhado por Acauã Ranne (Guitarra), Rafael Elói  (Baixo), Daniel Guedes (percussão) Richard Neves  (Teclados) e Ronan Teixeira  (Bateria), ele fará o show de lançamento de “Ouro & Prata” no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro).
Nascido em São Paulo, Rogério Lazur mudou-se para Tiradentes aos 4 anos de idade. Iniciou sua carreira artística no ano de 1996, quando cria sua primeira banda na cidade (projeto musical de enorme relevância para os moradores dessa região), que lhe proporcionaou a oportunidade de criar várias composições.
Com uma vasta influência musical, Lazur bebe em variadas fontes, como  Simon & Garfunkel, João Bosco, Paralamas, Lenine , Seu Jorge , Ed Motta , Jamiroquai, James Taylor, Incognito, Sting & The Police ,George Benson, Seal, entre outros.
Após anos trabalhando com uma banda, Rogério investe em carreira- solo, criando novas composições em português e inglês. Uma dessas novas composições foi gravada pelo Instrumentista paulistano Bocato (trombonista de renome no cenário musical brasileiro, foi músico de Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia e Bebel Gilberto). ,
Rogério Lazur reside atualmente em Belo Horizonte (MG), onde desenvolve novos projetos musicais  apresentando repertório que inclui clássicos da MPB, Acid Jazz, Pop, Blues, Folk, Rock, e músicas autorais.
Ouro & Prata
O CD Ouro & Prata, do cantor e compositor Rogério Lazur é realmente uma obra singular. Poucos artistas em Minas conseguiram fazer algo fora dos padrões. Um disco fantástico, que resume em 10 faixas autorais o universo musical do artista. Uma mistura de ritmos faz desse trabalho algo ímpar.
De acordo com o músico, o nome do CD representa o dia e a noite que se entrelaçam em um ciclo sem fim. A arte da capa é assinada pelo artista divinopolitano Gustavo Daldegan e resume o universo de Lazur.
O CD já começa com a faixa INTRO. Um instrumental com pouco mais de 2 minutos; misto de Acid Jazz, Samba e do próprio Jazz. A segunda faixa é que dá nome ao disco: OURO & PRATA(LE VIN ROUGE). Misturando Acid Jazz e Samba, a música tem uma letra que traduz a visão do artista sobre a noite: madrugada, taça cheia, namorada,raios de neon. Logo após temos a faixa ELA NÃO QUER COMPROMISSO: um reggae dançante que fala sobre um amor (quase) não correspondido. RIO IS BURNING é a quarta faixa e carro-chefe do cd, com letra em inglês. Foi a primeira faixa lançada na web e alcançou mais de 1500 acessos em pouco mais de 20 dias! Num ritmo R&B, a música é uma homenagem do cantor à cidade do Rio de Janeiro. Há quem diga que é a música mais bela do disco e já é executada em algumas cidades europeias, como Londres e Paris.
A quinta faixa, que se chama BENDITO, traduz a exaltação à mulher desejada, amada, (in)tocável, em estilo Pop. RADIO WORLD é a sexta faixa do trabalho e foi a primeira letra composta em inglês com pinceladas de francês, segundo o artista. Ela fala do mundo da rádio: onde quer que você vá, sempre haverá um rádio tocando. Essa é um misto de Samba/Rock e Acid Jazz. Vale ressaltar a participação de Oualid Benyoub, um francês amigo do cantor que faz comentários em francês nesta música. A faixa MEU QUARTO é a sétima do CD. Uma balada bem intimista, que retrata o quarto do artista que ele considera como um refúgio, abrigo, local para amar. Em ESSA MULHER, Rogério mais uma vez ressalta a exaltação e admiração pela mulher companheira que todo homem que se preze venera. A nona faixa se chama ENDLESS e é uma música digna de se ouvir tomando uma bela taça de vinho tinto. Com o Jazz suave de seu ritmo e letra em inglês que retrata um homem tentando chamar a atenção da amada. Essa é a única do cd assinada por Rogério Lazur e Richard Neves. O grande desfecho do cd fica por conta da faixa ALL AROUND THE WORLD: em estilo Dance music e letras em inglês, ela fala da união dos povos através da música.
A produção ficou por conta do produtor e irmão caçula do cantor, Richard Neves, também residente em BH. Este, por sua vez, é um músico prodigioso e é atuante na cena musical da cidade. Tem trabalhos com artistas renomados como: Marina Machado, Tom Nascimento e Naty Faria. No cd, Richard, além da produção, toca os teclados e sintetizadores, violões e backing vocais. As guitarras ficam por conta de Cláudio Kiari. Vale lembrar a participação especial do músico divinopolitano Renato Saldanha na faixa Ouro & Prata e do músico belorizontino Daniel Guedes, que faz percussão na faixa RADIO WORLD. As linhas de baixo são assinadas pelo músico Bruno Vellozo, que toca baixo elétrico e acústico no cd. A bateria é de Pedro Rodrigues. Vozes, backing vocais e violões e composições de Rogério Lazur.
O CD foi gravado entre maio e novembro de 2013, através da lei de incentivo municipal de Divinópolis, no Estúdio do Léo (Divinópolis) e teve como engenheiro de mixagem o renomado Leonardo Gonçalves. A masterização ficou por conta do belorizontino Tiago Castro. As fotos são assinadas por Lc.z. Frank.
O disco merece atenção especial pelo fato de agradar a todos os gostos, sem perder a qualidade. Uma introdução do gênero Acid Jazz em terras mineiras. É realmente o disco do ano. Vale a pena conferir.
www.twitter.com/RLazur
www.facebook.com/rogeriolazurmusic
https://soundcloud.com/rogerio-lazur
Serviço:
Rogério Lazur lança “Ouro & Prata” no Conservatório da UFMG
Data e hora: 1 de setembro (segunda-feira), às 20h
Local: Conservatório da UFMG - Av. Afonso Pena, 1534, Centro
Entrada franca (sujeito à lotação do local)
Classificação livre
Informações: (31) 3077 0606
Assessoria de Imprensa: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com
Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219