quinta-feira, 5 de junho de 2014

Festival Cultural e Artístico de Inverno de Santa Luzia recebe o “Funk-se, Rock-se...” de Tom Nascimento


Acompanhado pela banda Nuca Preta e com participações especiais dos rappers Dokttor Bhu e Shabê, músico mineiro se apresenta “em casa” no dia 27 de junho

Após levar o seu show para diversos municípios de Minas Gerais, o cantor, compositor e instrumentista Tom Nascimento retorna à sua cidade pátria com a turnê “Funk-se, Rock-se...”. No dia 27 de junho (sábado), às 20h, o artista participará do Festival Cultural e Artístico de Inverno de Santa Luzia, com apresentação gratuita no calçadão da Praça Getúlio Vargas (em frente à Estação Ferroviária).

A banda Nuca Preta, que acompanha Tom Nascimento durante a turnê, é composta por Rafael Elói (baixo),  Marcílio Rosa (guitarra), Richard Neves (teclado), Johnny Herno (percussão) e  Digão (bateria). O show ainda conta com as participações especiais dos rappers Dokttor Bhu e Shabê.
O show Funk-se, Rock-se... de Tom Nascimento traz músicas autorais e “releituras radicais”, como o próprio músico prefere chamar, que é o caso do clássico Cadê Você, de Odair José, e Mama África, de Chico César, que inclusive participou da gravação do CD. 
Tom Nascimento é um artista que dialoga com as várias possibilidades que a palavra ARTISTA dá. O violão percussivo somado ao uso “loop station” e o “afro-beatbox”, são elementos que fazem o som do músico soar como algo genuíno e original.
Seu estilo único lhe rendeu convites marcantes para a sua carreira, como dividir palcos e gravações com grandes artistas brasileiros, a exemplo de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Chico César, Sandra de Sá, Gerson King Combo, dentre outros.
Além disso, Tom é um dos artistas que compõe o time internacional do projeto Playing For Change, com DVD a ser lançado ainda neste ano. Ao lado do grupo, participou de diversas apresentações, com destaque ao show no Festival Planeta Brasil.
Os shows da turnê Funk-se, Rock-se... são patrocinados pela Ical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Trajetória
Nascido em Belo Horizonte, mas crescido em Santa Luzia, na região metropolitana, Tom Nascimento possui 16 anos de carreira dedicados à música, como cantor, instrumentista e compositor. Iniciado no violão erudito, ainda nos bares encantou-se pela música popular brasileira e, especificamente, pelos ritmos e canções de origem africana, que vão do samba aos ritmos nordestinos, e que na música de Tom Nascimento encontram-se com o rhythm'n'blues, reggae e outros estilos para compor um “afropop” à mineira.
Em 2004, o artista foi convidado para ser vocalista da banda Berimbrown, posto que ocupou até 2006. Com a banda, o artista participou de três turnês pela Europa (Alemanha, Áustria e Suíça), foi destaque na mídia nacional e gravou e se apresentou com grandes artistas brasileiros
Em julho e agosto de 2008, Tom realizou a primeira turnê solo internacional pela Itália, com shows pelas cidades de San Remo, Bussana Vecchia, Bussana Mare e Vitimiglia. A composição “La Formica Teresa”, com letra em italiano e que mistura funk, salsa e ragga, teve vídeoclipe gravado durante o verão italiano. Ainda em 2008, o músico recebeu o Prêmio Mineiro de Música Independente e foi um dos artistas selecionados na primeira edição do programa Vozes do Morro.
Em 2013, fez o show de abertura para o Jota Quest na reinauguração do estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Serviço:
Tom Nascimento – Show  da turnê “Funk-se, Rock-se...” no Festival Cultural e Artístico de Inverno de Santa Luzia
Data: 27 de junho de 2014 (sábado)
Horário: 20h
Local: Calçadão da Praça Getúlio Vargas – Em frente à Estação Ferroviária
Entrada franca
Classificacação: livre
Mais informações: www.tomnascimento.com.br
Patrocínio: Ical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Assessoria de imprensa: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com

Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219