terça-feira, 2 de julho de 2013

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O EDITAL DE INTERCÂMBIO DO PROGRAMA MÚSICA MINAS – SALDO REMANESCENTE


O Música Minas, programa de fomento à produção e divulgação da música mineira, realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura e a Sociedade Independente da Música – SIM, representante do Fórum da Música de Minas Gerais, divulga a abertura do Edital de IntercâmbioSaldo Remanescente.

As propostas devem ser postadas nos correios, com AR, até o dia 19 de julho de 2013, exclusivamente para o endereço Programa Música Minas – Edital de Intercâmbio – Caixa Postal 100 – CEP: 30.161-970. O Edital e seus respectivos anexos estão disponíveis no site www.musicaminas.com.
O Edital contemplará viagens previstas entre 01 de agosto e 30 de setembro de 2013. O resultado com as propostas pré-selecionadas será divulgado até o dia 31 de julho.

Ao longo de 2012 o Edital de Intercâmbio contemplou propostas das mais variadas, incluindo apresentações artísticas, coberturas jornalísticas e participações em cursos de capacitação cultural, para destinos como Guatemala, Estados Unidos, Canadá, Itália, Grécia, Espanha, entre outros. Ao todo foram 53 propostas aprovadas, com 169 pessoas beneficiadas. A última curadoria aconteceu em janeiro de 2013.

Entre os contemplados pelo edital no último ano está o grupo 13 Cordas, que pôde representar o Brasil na Jornada de Abertura Temporada 2012/ 2013 no Clube do Choro, em Paris. De acordo com o instrumentista Carlos Walter, a apresentação realizada no dia 23 de setembro, na Maison Du Brésil (Cité Universitaire, Paris/ França), trouxe resultados importantes para o trabalho.

“Aproveitamos ao máximo a oportunidade. Além da apresentação no Clube do Choro, lancei meu livro O Violão e as Linguagens Violonísticas do Choro, publicado pelo Clube de Autores. Participamos também de uma oficina intitulada Intercommunal Choro – L’âme de La Musique bresiliénn, realizada na sede do Cebramusik para alunos de dois conservatórios: Antony, e Bourgdelarein, cujos professores responsáveis são, respectivamente, os mineiros Marinês Guimarães o Lindolfo Bicalho. Muitos dos alunos eram crianças, e tiveram o primeiro contato com o violão de sete cordas nesta oficina”, conta Walter. A experiência resultou em um novo convite para que o 13 Cordas se apresente em Paris novamente.

“Fomos chamados para o Encontro Internacional de Choro de Paris, promovido também pelo Clube do Choro, entre os dias 22 e 24 de março de 2013”, conta Carlos Walter. O músico chama a atenção ainda para a importância do programa e fala sobre como ele é percebido lá fora.


“Contamos aos franceses sobre o apoio que tivemos do Programa, e eles ficaram impressionados com o suporte concedido aos músicos mineiros através das ações do Música Minas”, conclui.


O Programa
Desde o seu lançamento, em 2009, o MÚSICA MINAS beneficiou cerca de 1227 artistas, por meio de propostas selecionadas pelos seus editais. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em diferentes partes do mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal - Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.
O programa Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretária de Estado de Cultura e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).
www.musicaminas.com e http://www.cultura.mg.gov.br