quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MOVASSE apresenta “Nowhereland” Agora Estamos Aqui



Novo espetáculo do Coletivo será apresentado dia 27 de novembro
no Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna  

No dia 27 de novembro (terça-feira), às 21h, o Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna (Av. Afonso Pena, 4001 – Cruzeiro) será palco para um dos grupos de dança mais respeitados e atuantes de Minas Gerais. Os integrantes do grupo MOVASSE – coletivo de criação em dança apresentam o espetáculo Nowhereland” Agora Estamos Aqui. 

O Movasse foi buscar na obra cinematográfica de Tim Burton inspiração para criação coreográfica do espetáculo. As obras do diretor são marcadas por uma recriação fantástica do real, sempre com um tom de comédia e resvalando em toques de humor macabro. A tênue linha que separa o real do imaginário foi o ponto de partida para desvendar o tema.

Foi através de algumas perguntas que surgiram durante o processo de criação, que os integrantes deram forma ao espetáculo. “Até onde estamos seguros do que é real e do que é apenas fruto de nossa imaginação?” “Somos feitos apenas dos fatos concretos do dia-a-dia ou somos aquilo que imaginamos ser?” “Existe uma forma de distinguir o que é real do que é imaginário?” “E se eu acentuasse apenas algumas características e esquecesse de outras?” “Qual equação eu teria?” “Seria ela “verdadeira”?”

Sobre o Movasse
Sediado em Belo Horizonte, MOVASSE é um coletivo de criação que visa manter o trânsito livre de pessoas, informações e ideias. Surgiu no cenário da dança contemporânea em 2006 para agregar pensamentos, na tentativa de reunir e praticar ideias sobre o movimento. Seus idealizadores são: Carlos Arão (PB), Andréa Anhaia (PE), Ester França e Fábio Dornas (ambos de MG), todos dançarinos com diferentes formações, informações e influências, mas unidos por uma afinidade artística: o movimento.
Dessa forma, MOVASSE é um espaço aberto para diferentes formas de pensar a dança, além de ser um lugar de discussão, debate, pesquisas teórica e corporal.
Uma equipe de primeira linha foi convidada para participar do espetáculo Nowhereland” Agora Estamos Aqui: Márcio Alves (iluminação), Kiko Klaus (trilha sonora), Vermelho Steam (cenografia) e Silma Dornas (figurinos). A direção artística é de Sônia Mota.

Sônia Mota
Achar, para depois procurar, é o lema que norteia meu processo criativo. Achar estes artistas tornou o meu procurar – processo criativo – fluído, prazeroso e enriquecedor. Foi como mexer na terra fértil onde cada semente já trazia em si toda a potência da planta que dela nasceria!
O espetáculo foi inspirado no universo de Tim Burton, mas foi realizado através do imaginário fantástico de seus integrantes: da vontade destes de deixar seus corpos exprimirem através da dança, suas fantasias mais íntimas, seus devaneios do meio acordar, seus estados de êxtase e desânimo, seus indesejados desejos.
Tudo isso acontecendo num lugar meio indefinido e, no entanto, concreto, que se estabelece entre nada e o nunca.


O encontrado entre o nada e o nunca, oferecemos para vocês, na expectativa de que encontrem nele, uma certa identidade, um devaneio, um estado além dos antagonismos da vida, um lugar para poderem estar, por alguns minutos que seja, entre o nada e o nunca.

Enfim, estas são algumas perguntas que surgiram durante o processo e depois se transformaram em movimento, iluminação, trilha sonora e figurino.

Ficha Artística
Criação e Realização: Coletivo Movasse
Direção Artística : Sônia Mota
Bailarinos: Andréa Anhaia, Carlos Arão, Ester França e Fábio Dornas
Trilha Sonora: Kiko Klaus
Cenário: Vermelho Steam
Iluminação: Márcio Alves
Assistente de Iluminação: Ricardo Cavalcanti
Figurino:Silma Dornas
Vídeo: Ed Félix
Fotografia:Guto Muniz
Fisioterapia/Pilates:Julia Baumgratz
Financeiro: Helder Lima e Renata Figueiredo
Programação Visual: Paula Cabral
Produção: Cibele Maia, Junio Nery e Silvana França
Outras informaçõess:  www.movasse.com

Serviço:
MOVASSE – coletivo de criação em dança
Espetáculo: Nowhereland” Agora Estamos Aqui
Data: 27 de novembro (terça-feira) - Horário: 21h
Local: Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna - Av. Afonso Pena, 4001 – Cruzeiro
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Informações: (31) 3229 3131
Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação – (31) 3274 8907
Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 9775 8907
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 9981 4897