terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Orquestras do Projeto “Música nas Escolas” participam do Natal Solidário do Bairro das Indústrias

Foto: Glaucia Rodrigues

Além de beneficiar os jovens participantes do Projeto Música nas Escolas, a iniciativa também leva cultura e música à população. As Orquestras Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, e Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho se apresentam no Natal Solidário do Bairro das Indústrias (Avenida Presidente Costa e Silva, esquina com Avenida Catulo da Paixão Cearense, Bairro das Indústrias, Belo Horizonte, MG). O evento será no dia 18 de dezembro, às 11h, e contará com rua de lazer, intervenções cênicas e circenses, shows de artistas regionais e a esperada presença do Papai Noel.

Regidos pelo maestro Rogério Vieira, os músicos tocam instrumentos de cordas, sopros e percussão, como violinos, violoncelos, trompetes, oboés, flautas, percussão, entre outros. O projeto foi idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem à frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages. O objetivo do Música nas Escolas é incentivar e investir na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.

Patrocinado pela V&M do Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto coordena três núcleos de música: a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, cujas aulas ocorrem nas salas de auditório da Fundação Sidertube, no Barreiro; a Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, com aulas na sede da escola; e o Grupo de Câmara, formado por integrantes das duas orquestras que, além do repertório clássico e erudito, se apresenta também com um repertório de músicas folclóricas e infantis, que é sempre bem recebido pela plateia.
Serviço:
PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS NO NATAL SOLIDÁRIO DO BAIRRO DAS INDÚSTRIAS
Dia 18 de dezembro – Domingo- 11h
Av. Presidente Costa e Silva, esquina com Av. Catulo da Paixão Cearense, Bairro das Indústrias, Belo Horizonte, MG.
Mais informações: (31) 3361 2575

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
(31) 3274-8907