quarta-feira, 29 de junho de 2011

Presidente da Câmara visita o Presídio Regional de Santa Luzia - 09/06/2011

Texto publicado no site da Câmara Municipal de Santa Luzia no dia 09 de junho de 2011.

Presidente da Câmara visita o Presídio Regional de Santa Luzia

por Assessoria de Comunicação - Ascom - Heberton Lopes
09/06/2011 03:03

José Fábio e Paulinho de Sião
O diretor da unidade prisional, José Fábio, relatou algumas carências do presídio ao vereador Paulinho de Sião
A última quarta-feira (9) começou diferente para o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Paulo Sérgio de Souza, o Paulinho de Sião (PR).  Convidado, juntamente com os demais vereadores, que não puderam estar presentes, o parlamentar visitou o Presídio Regional de Santa Luzia, no bairro Palmital. O convite partiu do diretor da unidade prisional, José Fábio Santos, e do Major da Polícia Militar de Minas Gerais Vanderlei Wilson.


José Fábio pediu ajuda ao vereador Paulinho de Sião para conseguir algumas melhorias para o presídio. De acordo com o diretor, a situação de trabalho dos agentes penitenciários é precária e carece de soluções imediatas. A primeira reivindicação passada ao parlamentar foi a reforma do prédio e adequação da infraestrutura para a recepção dos familiares dos detentos, como a instalação de bancos de alvenaria, e a implantação de um refeitório para os profissionais que atuam no local. “Os agentes almoçam nas salas que deveriam estar ocupadas por enfermeiros ou médicos”, relata José Fábio.

José Fábio e Paulinho de Sião
O diretor conduziu o vereador nas dependências do presídio
Outro ponto destacado pelo diretor do presídio foi a carência na saúde dentro da unidade, que não possui médicos, enfermeiros, nem assistente social. “Quando um detento passa mal, tempos que deslocá-lo. Nem o posto de saúde consegue absorver nossa demanda”, lamenta.


Paulinho de Sião garantiu ao diretor José Fábio dos Santos que irá fazer tudo o que estiver ao alcance da Câmara Municipal e do próprio parlamentar para que as melhorias sejam implementadas na unidade prisional. “Eu estive aqui antes da sua entrada e a situação da cadeia era lastimável. Melhorou muito, mas pode melhorar ainda mais”, pondera Paulinho de Sião.

O vereador ainda destacou fará contato com a Prefeitura Municipal de Santa Luzia para que as intervenções sejam realizadas o mais breve possível.  De acordo com o parlamentar, os problemas menos complexos, como a possível doação de uma guarita pela Prefeitura,  serão resolvidos por meio de indicações e requerimentos que serão encaminhados ao Executivo municipal.