quarta-feira, 21 de abril de 2010

Documentário radiofônico - Criminalidade em Santa Luzia - 19/04/2010

Apesar de não ser difundido no Brasil, o formato documentário para o rádio é muito interessante. Eu tive a oportunidade de fazer um para a disciplina de Radiojornalismo II. A príncipio, a pauta seria a respeito do alto índice de criminalidade na região metropolitana de Belo Horizonte, especificamente na cidade de Santa Luzia. Porém, ao fazer as apurações para a produção, percebi que a violência parece ter diminuído e que orgãos oficiais confirmam essa informação, mas não apresentaram dados.
Fui às ruas do bairro São Benedito para conhecer a realidade da população luziense. Ouvi histórias, desabafos e palavras de medo.
Tentei obter os últimos índices de criminalidade do município, mas o desencontro de informações e a burocracia eram tantos que não consegui.
Quanto à questão técnica, sei que tenho que melhorar muito ainda minha dicção. Busco, em cada trabalho, me superar e acredito que o caminho é a prática e os exercícios. É o que estou fazendo!

Esse documentário foi pautado por Fernando Monteiro e Graziella Giannini. Executado, gravado e editado por Heberton Lopes.

Ouça: